CARRINHO
(vazio)

Blog Play Music

Como usar a mesa de som

01/11/2016 | Categoria: Mesa de som

Por ser um equipamento cheio de botões, plugues, etc muitos que não conhecem, acreditam que operar uma mesa de som é muito complicado. É claro que para obter um bom resultado é preciso aprender a usar todas as opções e funcionalidades oferecidas, mas também não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Os parâmetros mais comuns que usam o ajuste da mesa de som são o nível ("volume"), o ganho (quantidade de amplificação), equalização (grave, médio e agudo) e efeitos (como por exemplo, o reverb). Hoje vamos falar um pouco sobre como controlar o volume.

Para controlar o volume da mesa de som, usa-se os faders. Para usar o fader não há segredo. Ele age em cada canal separadamente, aumentando ou diminuindo o volume de acordo com a posição dele (quanto mais para cima, mais volume). Da mesma forma agem os auxiliares, porém a diferença é que o fader é usado para o som principal (como o PA no caso de uma apresentação ao Vivo) e eles, como o nome já diz, para auxiliar, como por exemplo, nos monitores de retorno.

Porém, algumas mesas possuem muitos canais e controlar cada um separadamente seria um verdadeiro desafio, por isso, é comum encontrar nas mesas com 24 canais ou mais o uso dos subgrupos. De forma simplificada, podemos dizer que os subgrupos tem o papel de separar os canais da mesa em pequenos grupos que podem ser controlados de forma independente.

Nas próximas semanas, vamos trazer mais algumas dicas para você que quer aprender mais sobre os recursos da mesa de som.



Comentários: