CARRINHO
(vazio)

Blog Play Music

Qual pilha/bateria usar em meu instrumentos

10/11/2016 | Categoria: Violão

Hoje iremos dar uma dica formada a partir das nossas experiências com instrumentos musicais  sobre pilhas e baterias .
È muito comum alguns clientes virem frequentemente a nossa loja para comprar pilhas e baterias , e aproveitam para comentar como o violão ou microfone sem fio gasta as baterias rapidamente. Pensando nisso daremos umas breve explicação e qual o melhor modo para lidar com seu equipamento .

O que é uma pilha/bateria ?
Uma bateria/ pilha é basicamente uma capsula que usa as reações químicas internas para gerar energia. Sua composição química é o que ira diferenciar se ela é uma bateria comum, alcalina ou recarregável ( informações que normalmente vem na embalagem e claramente refletido no preço).

Quanto tempo dura uma pilha/bateria ?
Como dito antes, temos opções de pilhas/baterias comuns, alcalinas e recarregáveis. As comuns normalmente possuem um uso médio de 4 horas de uso continuo em equipamento de demandam pouca intensidade no consumo, sendo recomendado para o uso em relógio, controles e etc. As alcalinas são recomendadas para equipamento que possuem um forte consumo, com uma alta intensidade, podendo durar até 11 horas de uso continuo. Já as recarregáveis, são pilhas que podem ter sua carga restaurada se usada um carregador próprio, dura o mesmo que uma bateria comum em uso continuo, mas pode ser recarregado até 1000 vezes dependendo da marca.

Qual usar em meu instrumento ?

Existem muitos mitos em torno desta perguntas, alguns dirão que a bateria comum é a mais recomendada, por usar uma carga mais fraca, não corre o risco de ter o pré-amplificador do instrumentos queimado por picos de energia.  Enquanto isso outros dizem que a melhor opção é alcalina, por sua capacidade de trabalhar mantendo sua voltagem por mais tempo, não caindo o rendimento conforme o uso. Acreditamos que isso varia muito de acordo com o instrumentos, pois já vimos violões de marcas como Takamine, Taylor, Martin virem com baterias alcalinas de fábrica . Analisando a fundo, o pré-amplificador é que demanda a energia necessária, para violões mais simples, de marcas amadoras, iremos recomendar as baterias comuns, já que seus componentes eletrônicos não exigem muito, sendo até mesmo arriscado usar uma bateria Alcalina nele. Para violões de alto desempenho, com seus pré-amplificadores projetados para dar o máximo em qualidade sonora, não iremos recomendar nada alem da bateria Alcalina.
O mesmo vale para as guitarras e baixos, mas como o mercado brasileiro limita a variedade a grandes marcas, que produzem produto de alto desempenho, iremos recomendar somente as Alcalinas.
Apensar de comentar sobre,não iremos recomendar o uso de recarregáveis, devido sua baixa intensidade de energia, ela pode não dar a carga que seu instrumentos precisa, podendo até prejudicá-lo. Sem constar que estas, tem uma curiosa característica de ser maior, podendo ficar preso no compartimento do seu violão ou guitarra, podendo até quebrá-lo.               


Qual marca usar ?
Buscamos a opinião de muitos profissionais da música que atendemos em nossa loja, muitos deles são donos de estúdios, músicos compositores, músicos de bandas de duplas sertanejas, técnicos e Roadies. E todos recomendam a mesma marca, Duracell, fácil de encontrar no mercado, uma preço interessante e a capacidade de manter sua voltagem por mais tempo, diferentemente de outras que decaem sua voltagem conforme o uso.

Dicas para uso.
- Procure usar boas marcas e compre em lojas de confiança. Seu instrumentos merece!

- Evite deixar o cabo ligado no instrumento quando não estiver tocando, isso consome a carga.
- Usar o volume de ganho do instrumentos um pouco mais baixo , e aumentar no amp ,pode estender o tempo de uso da bateria, mas respeitando o Headroom do instrumento.
-Se o violão estiver distorcendo ou com pouco volume, ou até mesmo falhando, esta na hora de trocar a bateria.
-Procure trocar de bateria sempre antes de tocar em público, não corra o risco de falhar nesta hora.

 

Conclusão
Converse com seu Luthier , e veja o que ele diz sobre seu instrumento, se possui a necessidade do uso de baterias alcalinas ou se pode ser usado as comuns. Procure usar boas marcas, se fosse uma simples questão de nome, os profissionais da música não deixariam passar despercebido. 



Comentários: