CARRINHO
(vazio)

Blog Play Music

Origem do Wah-wah

21/11/2016 | Categoria: Pedais

http://www.playmusicinstrumentos.com.br/ProdutoId_10964,304/Pedais/Pedais/Pedal-P-Guitarra-Dunlop-CBM95-Cry-Baby-Mini-Wah-.html#.WDNMp7IrKCg

Presente na maioria dos pedalboard , marcantes em vários clássicos do rock e componente marcante no estilos de vários guitarristas, um simples pedal que pode dar para a simples melodia, a mais complexa das psicodelias.

O pedal de Wah-wah foi colocado no mercado em 1967 pela Warwick Electronics Inc./Thomas Organ Company, criado de forma acidental  por Brad Plunkett, criou  um  efeito onde o guitarrista poderia ter total controle da expressão do efeito, efeito no qual é basicamente um filtro de frequência na qual amplifica uma determinada faixa entre 500 Hz a 2 Khz, selecionada pela posição do pedal.

Logo, não demorou para grande guitarrista usarem este efeito inovador, um dos primeiros foi Eric Clapton, que usou o efeito com resultados sensacionais em "Tales Of Brave Ulysses". Frank Zappa era um grande fã do efeito e há uma estória de que ele teria apresentado o "Cry Baby" a Jimi Hendrix,  que o usou em "Burning Of The Midnight Lamp", pouco depois. Logo em seguida vieram vários outros que o adotaram, como  George Harrison, Tony Iommi, Matt Bellamy, Carlos Santana, John Frusciante, Jerry Cantrell, Dimebag Darrell, Cliff Burton (que era um baixista), Geezer Butler (que também é baixista), Juninho Afram, Tom Morello, Kirk Hammett e etc.

Confiram uma das mais famosas músicas de Jimmi Hendrix onde ele abusa do Wah com uma genialidade fora do comum .

 

Hoje temos uma grande variedade de pedais do tipo Wah-wah no mercado, com diversos tipos de timbres, para diferentes aplicações e com vários outros recursos adicionados.

Recentemente tivemos o lançamento do pedal Mini-wah Cry Baby da Dunlop, que estaremos que logo faremos um review sobre eles e revelaremos seus segredos.



Comentários: