CARRINHO
(vazio)

Blog Play Music

Steve Ray Vaugham - Conhece ?

16/12/2016 | Categoria: Guitarra

História de um dos maiores guitarrista de todos os tempos e seus equipamentos. 

Considerado um dos maiores guitarristas do mundo, Steve Ray Vaugham marcou seu nome na história da música ao criar seu estilo único, acompanhado de uma pegada monstruosa, resultados de uma vida dedicada a música.
Nascido em Dallas no Texas, começou a tocar guitarra com 7 anos, inspirado por seu irmão mais velho Jimmie Vaugham. Aos 12 anos já tocava em bandas de garagem, e poucos anos depois tocava para bandas semi-profissionais que se apresentavam em casas noturnas. Com 17 anos largou o ensino médio para dedicar sua vida a musica. Os anos vieram, e Steve  estava cada vez mais aprofundado no mundo da música, e em 1970 formou a banda Blackbird, em seguida vieram a The Cobras, Triple Threat Revue , até que em 1979 se formou a famosa Double Trouble, onde ele era guitarrista e vocalista . 
Varios anos se passaram, vários albuns foram lançados, sua música percorria todo o mundo com suas turnês , e sua história já estava marcada nas rochas da história do blues e do Rock.  Durante o auge de sua carreira, Stevie teve problemas com seu vicio em drogas, chegou a ir para reabilitação, perdeu sua esposa e amigos. Quando visto no fundo do poço, com muita força de vontade, inflamou sua vontade de recuperar tudo que perdeu, e parou definitivamente com o uso de drogas, se mantendo limpo até o dia de sua morte. 
Em 27 de agosto de 1990, em uma tarde nublada, Steve partia para um show no Alpine Valley Music Theater, dentre quatro helicópteros a disposição dele, resolveu entrar em um que a equipe de Eric Clapton estava a bordo e que avia um lugar vago. Devido o tempo nublado e a forte neblina, o helicóptero tomou a direção errada em voo , e acabou colidindo em uma pista de Ski artificial , não houve sobreviventes . Com apenas 35 anos de idade , uma das maiores figuras artísticas da história da música, se despedia do mundo e deixava um legado eterno com seu nome.
Não somente um herói da guitarra, um exemplo de superação e dedicação. Inspirou diversos guitarristas da atualidade e ainda vai inspirar muitos que virão. 


Equipamentos :
Guitarras - Sua guitarra principal era uma Fender Stratocaster, que ele adquiriu em 74 e a apelidou de "Number One".Em 2003 ela foi desmontada por funcionários da Custom Shop da Fender e foi confirmado que o braço era de dezembro de 62 e o corpo é um 63. Assim a ''Number One pode ser chamada corretamente de uma "63`strat". Os captadores são de 59,razão pela qual Steve se referia a ela como uma 59.

Cordas- Cordas 0.13 afinadas meio tom a baixo. 

Amplificadores - Stevie usava uma combinação de amplificadores, todos ligados ao mesmo tempo

Dois Fender Super Reverbs "Blackface"

Cabeçote Dumble Steel String Singer de 150 Watts com caixas acústicas Dumble 4x12"

Cabeçote Marshall Major de 200 Watts com caixas acústicas Dumble 4x12"

Dois Fender Vibroverb "Blackface", Com um falante de 15", ligado a uma caixa acústica Fender Vibratone com falante interno rotativo do tipo "Leslie"

Todos seus amplificadores tinham seus falantes trocados por falantes Electro-Voice.

Pedais -  Ele sempre usou um Ibanez Tube Screamer, começando com o primeiro modelo 808, passando pelo modelo TS-9 e TS-10 Classic.

wah-wahs Vintage Vox '60's

Fuzz Face Vintage Dallas-Arbiter

Tycobrahe Octavia '60's

 



Comentários: